Você conhece a história de dois amigos que abandonaram sua carreira e apostaram no negócio de agência de publicidade e propaganda?
Sim, a história que quero compartilhar com você hoje é sobre esses dois amigos de infância que abandoaram por completo sua profissão e abraçaram a carreira de publicidade.
Com certeza, a experiência deles pode mudar a forma como você pensa sobre este negócio.
Talvez você possa ter uma lista de nomes passando na sua mente agora mesmo, mas se não tem, acompanhe a história até o final, que eu garanto que não vai desperdiçar seu tempo.
Estou falando de dois amigos sócios que fundaram sua agência de publicidade do nada, mas hoje, são considerados empreendedores de “mão cheia”.
Como Tudo Começou?
A relação de ambos com a publicidade demorou algum a acontecer.
Antes de passar horas montando apresentações e desenvolvendo projectos, os jovens engenheiros de formação, tinham como trabalho analisar o mercado financeiro (economistas).
E O Que Será Que Aconteceu?
(A história vai te surpreender, continue lendo…)
O mais impressionante é que nenhum dos dois tinha formação em publicidade, e mesmo assim, decidiram abandonar seus empregos, suas carreiras de economia para ir ao Brasil abraçar a publicidade.
O resumo dessa história é que os dois amigos conseguiram realizar seus sonhos. E muito mais que isso, criaram uma grande agência de publicidade no brasil (talvez uma das maiores agências do mundo).
Essa empresa conquistou seu espaço e hoje, presta serviços para conceituados e renomados anunciantes do mercado brasileiro, como:
Unilever, Hypermarcas, P&G, Natura, O Boticário, Fiat, Honda, Banco Itaú, Kimberly Clark, Nike, Friboi, Honda, Banco do Brasil, Cyrela, Even, Kibon, Yamaha, Gillette e Tim entre outros, em atendimento direto ou para agências como Mullen Lowe, JWT, Young & Rubicam, Ogilvy, Leo Burnett, B Ferraz e Banco de Eventos, para citar apenas algumas.
Estou falando de André Bronstein e seu sócio Roger Grinblat
Tudo começou quando seu amigo Roger Grinblat, viajou para os Estados Unidos.
Chegado lá, conheceu os cinemas norte-americanos e aprendeu uma forma diferente [inovadora] de fazer publicidade.
Ele descobriu que os cinemas passavam quizzes antes das sessões para entreter os espectadores e vendiam publicidade nos intervalos das perguntas.
E ansiosos para trazer a ideia [o serviço] ao Brasil, foi aí que os dois decidiram largar e abandonar suas carreiras no mundo da economia para empreender com publicidade.
Para tirar a ideia do papel, Bronstein e Grinblat compraram dez projectores de slide – produto usado na época nas salas de cinema – desenvolveram os quizzes e foram atrás de parcerias com cinemas e anunciantes.
Na época, conseguiram se instalar nos cinemas do Shopping Market Place e do
Iguatemi, ambos na cidade de São Paulo-Brasil.
“Naquele
tempo não tinha lugar marcado. As pessoas iam ao cinema e ficavam esperando
bastante tempo até o filme começar”, diz Bronstein.
Então, eles perceberam que nos cinemas brasileiros, o tempo de espera era desperdiçado e por aquilo que aprenderam nos EUA, decidiram aproveitar para publicidades.
Paralelo aos cinemas, os dois amigos começaram a imaginar se o produto não podia se encaixar em outros tipos de estabelecimentos.
Foi aí que eles pensaram em publicidade para academias, e este era mais completo que o anterior [cinema] – facto esse que mudou a história da empresa. [inovação]
Para eles, esse foi um momento chave para a empresa. “Transformamos uma academia em um ambiente de veiculação. Começamos a vender espaço, ter boa aceitação e colocar a marca em contacto com o público.”
Depois inovaram para a Bio TV. “Procuramos anunciantes para o nosso canal e conseguimos inovar”, acrescentou.
Com o passar dos anos definiram sua marca criando a empresa “Mídia Em Foco” especializada em veiculação, planejamento, criação e ativação de espaços publicitários, bem como de ações promocionais.
Mais tarde, a empresa chegou a mudar de nome para “Em Foco – Mais que Mídia”, e Brostein afirma que o número de clientes só foi aumentando cada vez mais.
Actualmente, a Em Foco-Mais que Mídia oferece oportunidades exclusivas de veiculação em academias, bares, restaurantes, pedágios, lojas, metrôs e trens, praias, clubes, estacionamentos, faculdades, hotéis, quadras de futebol society, parques, livrarias, lan houses, padarias, salões de beleza e maternidade, além de comunicação taylor made, como food trucks.
“Gostamos de trabalhar com segmentação. É legal entender com qual público uma campanha vai conversar”, diz.
Mas o que quero mostrar a você com essa história é que às vezes tudo o que você precisa é de um pouco mais de coragem e dar o primeiro passo, e nunca ter medo de fracassar.
Se você começar sua própria agência de publicidade pode ser uma opção de carreira muito gratificante e lucrativa a médio e a longo prazo.
Hoje em dia, estão surgindo muitos empreendedores em todo canto e em diversas áreas de negócios.
E eles, estão procurando como divulgar sua marca a fim de atrair mais clientes para seus produtos e serviços de forma rápida e efetiva.
O Que É Uma Agência De Publicidade E Propaganda?
É apenas uma empresa voltada a criar publicidade por meio de atendimento, planejamento, criação e contacto com responsáveis pela divulgação das peças a fim de tornar público um produto, serviço, empresa ou determinada marca.
O principal objectivo desse negócio é promover a venda do que é comercializado pelos seus clientes, espalhar ideias ou dar informação o público.
Como Abrir Uma Agência De Publicidade e Propaganda a CUSTO ZERO?
Sem ir muito além, basta apenas ter um par de computadores, um redator, um designer, alguns softwares específicos, conexão com a internet e ter clientes – é claro!!.
Pronto, assim sua agência a custo zero está aberta!
Pois é! Se você procura abrir uma agência de publicidade “sem investir” e quase a custo zero, este é o jeito mais certo que posso indicar.
Ideias [ Tipos ] De Agências de Publicidades
Existem inúmeras possibilidades, mas eu preparei algumas que mais se destacam neste ramo:
► Agências de marketing digital;
► Agências de criação de layout para sites;
► Agências de desenvolvimento de aplicativos;
► Agências de SEO e marketing de conteúdo;
► Agências de marketing directo;
► Agências de endomarketing;
► Agências de branding e criação de marcas;
► Agências chamadas “below the line” (que só trabalham com materiais gráficos);
► Agências de eventos e muitas outras.
Você Conhece a ESTRUTURA De Uma Agência De Publicidade?
Uma agência de publicidade possui estruturas variáveis conforme o foco que você vai definir, porém, algumas são básicas e estão presentes na maioria delas. Conheça as principais:
- Deve ter uma área para a recepção e Atendimento ao Cliente;
- Área de planejamento;
- Área de administração ou gestão;
- Área para a criação das peças, que são os comerciais de TV, os spots de rádio e os anúncios em geral para a mídia impressa.
A área de criação é o coração da empresa. Não existe como abrir uma agência de publicidade sem dar uma atenção especial a essa área e seus profissionais.
Mas também, vai precisar investir em equipamentos adequados para a realização do trabalho e em equipes especializadas nas outras áreas, principalmente no planejamento.
Lembre-se que é o planejamento que define as estratégias das campanhas, para que os criativos possam trabalhar nas peças publicitárias com um objectivo e foco definidos.
Veja Algumas Posições Deste Negócio
Para uma empresa funcionar bem, precisa ter no mínimo:
Um editor de cópias – que vai se responsabilizar nos anúncios de texto ou artigos, garantindo assim, que toda a escrita que sua empresa produz seja de alta qualidade;
Um designer gráfico – para criar anúncios coloridos e atraentes que seus clientes procurarão. Contracte ele se quiser oferecer anúncios gráficos ou de design;
E Um especialista em TI – será responsável em configurar seus computadores e mantê-los adequadamente segundo a natureza e dentro dos padrões do trabalho.
Lembre-se, muito do seu trabalho provavelmente será feito em computadores
Muitos empreendedores na primeira fase, começam com pouca mão-de-obra, alguns acumulando tarefas e operando todos juntos em um espaço só.
Mas depois que suas economias começam a crescer, procuram ter espaço de atendimento e de criação de Mídias.
Já ouviu aquele ditado que diz:
“Feito é melhor que perfeito?”
Pois é!!!!
Eu escutei há algum tempo atrás esta frase e é “atribuída” a Sheryl Sandberg, directora executiva do Facebook, a pessoa número 2 na hierarquia da maior companhia de mídia social do mundo e o braço direito de Mark Zuckerberg.
A gente quer sempre fazer o melhor, sempre quer começar da maneira mais profissional, mais completa, mais perfeita, e essa é uma característica que se manifesta em muitos empreendedores iniciantes.
Porém, se você não tomar cuidado, o perfeccionismo acaba impedindo seu progresso, acaba impedindo o seu avanço, acaba impedindo que você lance alguma coisa, que você crie.
Sabe Porquê?
Você sempre vai achar que ainda não está pronto, que ainda não está preparado, que ainda não tem o equipamento correcto, e isso, vai atrasar tudo.
Então, Quais Os Passos Que Você Precisa Seguir Para Abrir Sua Agência De Publicidade?
Clica Aqui – e Continue Lendo o Artigo
Pingback: Passos Para Abrir Agência De Publicidade E Propaganda [Parte 2] - Empreendedorturbo